Untitled Document

 

 

 

 

 

20/02/2015 às 13h35min - Atualizada em 20/02/2015 às 13h35min
Ricardo Ternovski - União da Vitória(PR)
Tamanho da Fonte    A- A+

O CHAMADO DE NATANAEL
Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José". (“João 1-45)”.

Neste primeiro domingo da caminhada quaresmal a Igreja nos propõem através da leitura de São João a reflexão sobre o chamado de Natanael.
Uma das coisas fascinantes do evangelho de João, é que ele nos apresenta muitas histórias de vidas transformadas por Jesus. São vidas de pessoas simples com as quais podemos facilmente nos identificar. Uma dessas pessoas é Natanael.
Analisemos hoje o chamado de Jesus a Natanael. Filipe encontra a Natanael e diz: "... Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José". (“João 1-45)”.
Sabemos que Israel tinha estado esperando durante séculos a vinda do Messias. A chegada do Messias significava a liberdade, a ressurreição dos sonhos destruídos e a concretização da esperança tanto para Israel, quanto para Natanael. Anos e anos de opressão política estavam levando o povo de Israel quase a perder as esperanças e, de repente, tudo parece tomar vida novamente. “... Achamos aquele de quem Moisés escreveu...”.
Este é o convite a uma nova experiência. Sair da morte para a vida, das trevas para a luz, da tristeza para a alegria. E note bem, o convite não vem diretamente de Jesus a Natanael. Filipe foi o instrumento que Deus usou para alcançar um homem perdido na confusão de suas limitações humanas.
Uma das constatações bíblicas é que, Deus sempre usa instrumentos humanos para alcançar outros seres humanos. Primeiro você tem um encontro pessoal com Cristo, sua vida muda e então você parte em busca de outras pessoas para contar as maravilhas que Jesus fez em sua vida.
Nazaré era uma vila insignificante na Galiléia. Como poderia vir o Messias de uma cidade tão insignificante? Vejamos agora como Filipe lidou com o preconceito de Natanael. Filipe não discutiu, não argumentou, ele apenas fez o que aprendeu com o seu Mestre. Ele disse: "Vem e vê".
O chamado de Natanael nos ensina também a grande lição de que Jesus nunca buscou pessoas sem dúvidas, interrogações e questionamentos, portanto se você, neste momento, está ouvindo esta homilia com dúvidas, você é uma das pessoas que Jesus está buscando. Por que não abrir o coração para Ele?
O chamado de Natanael é a benção a ele prometida, pois quando Jesus chama, Ele abençoa, Ele sempre tira da vida o que está sobrando e acrescenta o que está faltando. Ele nunca chama um filho para deixá-lo abandonado por aí. Jesus viu Natanael aproximar-se. Aqui está a figura do Pai que viu o filho pródigo aproximar-se sujo, imundo e cheirando porcos. Jesus disse: "Eis um verdadeiro israelita".
Este verso apresenta uma pergunta tola de Natanael: "...Senhor donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus; Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira".
Na realidade, Deus viu Natanael antes dele nascer, desde o ventre de sua mãe. Deus conhece tudo. Às vezes, quando as sombras desta vida nos envolvem, quando tudo dá errado e nos sentimos sozinhos, a tendência humana é pensar: "Deus me abandonou, Ele se esqueceu de mim, Ele ignora o que está acontecendo comigo". Mas isso não é verdade.
"Coisas maiores". Nunca o cristão alcança o suficiente. Jesus sempre tem "coisas maiores". "Coisas que o olho não viu nem ouvido ouviu". "Coisas infinitas, indescritíveis". Depois Jesus acrescenta: "Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".
Jesus é a escada para o céu: "Ninguém vem ao Pai senão por mim..." Jesus disse: "Eu sou a ponte que une o céu e a terra." Ele é a esperança de todos os séculos. Nele todas as angústias humanas desaparecem. Nele a história do pecado chega ao fim. Nele renascem as esperanças e ressuscitam os sonhos.
Que grande dia aquele para Natanael! De manhã não passava de um homem cético, preconceituoso, vazio, desajustado e sem perspectivas futuras. Mas Jesus o buscou através de Filipe. O achou, mudou a sua vida.

Pe. Ricardo Mazurek Ternovski



Link desta Notícia - Espalhe por ai.
   Compartilhar essa Notícia:




  #Veja mais Posts do Blog
11/11/2016 - Você sabia que a Igreja Católica é constituída por 24 Igrejas autônomas?
20/02/2015 - O CHAMADO DE NATANAEL
04/01/2015 - Um ser em construção
23/05/2014 - A arte de desaprender
07/04/2014 - Missionariedade no Esporte a Igreja “entra no campo”.
02/10/2013 - "Do lado de fora''
21/08/2013 - Celebrando o dia do Catequista
10/08/2013 - Celebrando o Dia dos Pais
30/07/2013 - Um ser em construção
30/07/2013 - Liderar e servir
 
 

www.radios.com.br

   

 
   
© 2011/13 - Todos os direitos reservados - Criação /Streaming /Hospedagem: www.agenciapremium.com